Teatro Infantil

O que é o Natal?

Teatro Aramá

18 DE DEZEMBRO, 2021

Sinopse:

Em vésperas de natal, uma noticia inesperada veio alterar o estado de espírito das personagens que se preparavam para a festa de Natal. O Pai Natal foi raptado e com ele os presentes. É lançado um enigma que deverá ser desvendado entre aqueles que celebram o Natal: “o que é o Natal?“.

O desânimo e a inquietação apoderam-se das personagens que acreditam que sem presentes é o fim do Natal. Mas torna-se urgente desvendar o enigma. Perdidas na busca do significado, as personagens vão procurar junto do público respostas que serão chaves para desvendar o enigma.

A conclusão será naturalmente satisfatória. Entre muitas interpretações possíveis o espetáculo arrisca: O Natal é a festa dos presentes, mas é também a festa que celebra o nascimento, a mudança e o reconhecimento do melhor que pode habitar no ser humano.

Neste sentido, o espetáculo realça a importância do “espírito de Natal” no exercício do dia a dia, para a construção de um Ser mais consciente de si e do outro. É nesta fórmula que a troca de “presentes” se concretiza e o Natal sobrevive.

As crianças agradecem.

Num registo divertido, em que o simbolismo e a magia das personagens se combinam, o espetáculo celebra o (re)conhecimento do melhor que o Natal pode oferecer.

 

Destinatários: Crianças em idade do pré-escolar e 1º ciclo

Duração: 45 min (apróximadamente)

 

Ficha artística:

Texto original, encenação, dispositivos cenográficos e figurinos: Tó Maia

Outros textos: Fernando Pessoa, Sophia M. Breyner

Interpretação: Catarina Rapazinho, Marta Rosas e Rita Valério

Atriz substituta: Su Maia

Fotografia: André Delhaye

Produção: Teatro Aramá

Lotação da sala de espetáculos:
213 lugares mais 2 de mobilidade reduzida